top of page

Uso de colchicina no tratamento da COVID-19

Por Fernanda Lacerda da Silva Machado


A colchicina é um agente anti-inflamatório utilizado no tratamento e prevenção de crises agudas de gota e na febre familiar do Mediterrâneo. O mecanismo de ação envolve a inibição da migração dos neutrófilos para os locais de inflamação no líquido sinovial formados por depósitos de cristais de urato monossódico. Além disso, ela bloqueia o complexo inflamassoma em neutrófilos e monócitos, o qual é um mediador da ativação da interleucina-1 beta.


Cabe destacar que a colchicina apresenta uma margem terapêutica estreita e a superdosagem pode ser fatal. Pessoas com disfunções hepáticas e/ou renal, doença gastrointestinal ou cardíaca e idosos representam grupos de risco para intoxicação. Os efeitos adversos mais comuns envolvem principalmente o trato gastrointestinal, incluindo diarreia, náuseas, vômitos e dor abdominal, os quais representam os primeiros sinais de toxicidade. Doses elevadas podem causar diarreia profusa, hemorragia gastrointestinal, rashes cutâneos, dano hepático e renal.


A racionalidade para os testes na infecção por SARS-CoV-2 tem como base a ação supressora de citocinas e quimiocinas pró-inflamatórias que poderia modular o estado hiperinflamatório da COVID-19. Entretanto, os resultados disponíveis até o momento não corroboram o uso deste agente.


De acordo com metanálises dos estudos clínicos disponíveis na plataforma COVID-NMA, uma iniciativa internacional liderada por pesquisadores da Cochrane, não houve diferença estatisticamente significativa entre a colchicina e grupo controle para os desfechos de melhora clínica no dia 28 e progressão de escores da Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 28, porém a qualidade da evidência foi classificada como baixa. Em contrapartida, os resultados para ocorrência de efeitos adversos indicaram aumento de risco em pessoas tratadas com colchicina em relação ao tratamento convencional (risco relativo 1,55 [intervalo de confiança 1,37-1,75]) com evidência de qualidade moderada.


Um dos principais estudos clínicos investigando tratamentos potenciais para a COVID-19, o RECOVERY, anunciou no dia 5 de março de 2021 que estava suspendendo o recrutamento de participantes para o braço do estudo com a colchicina. De acordo com dados divulgados em uma nota de imprensa, a partir da revisão dos resultados preliminares de 11.162 pacientes randomizados, não há diferença significativa no desfecho mortalidade em 28 dias entre os participantes tratados com colchicina em relação ao tratamento convencional (20% no grupo colchicina versus 19% no controle; razão de risco 1,02 [intervalo de confiança 0,94-1,11]; p=0,63).


Em relação às recomendações em diretrizes clínicas, a força tarefa nacional australiana de evidência clínica da COVID-19 (Australian National COVID-19 Clinical Evidence Taskforce) orienta que o uso deste agente seja feito exclusivamente em ensaios clínicos randomizados com a devida aprovação ética. De acordo com os painelistas, a evidência do impacto da colchicina em desfechos clinicamente relevantes é limitada, assim como há preocupações significativas em relação aos potenciais danos.


Para saber mais detalhes sobre os estudos clínicos envolvendo a colchicina, acesse a tabela da American Society of Health-System Pharmacists, disponível em: https://www.ashp.org/COVID-19.


Referências:


American Society of Health-Systems Pharmacists. Evidence Table- updated March 25, 2021. Disponível em: ashp.org/covid19. Acesso em 01 de abril de 2021.


COVID-NMA. COVID-19 Open Living Evidence Synthesis to Inform Decision. Colchicine vs Standard care/Placebo. Disponível em: https://covid-nma.com/living_data/index.php?comparison=30. Acesso em 05 de abril de 2021.


eCOVID-19RecMap. COVID19 living catalogue of guidelines. Australian guidelines for the clinical care of people with COVID-19 (version 32). Disponível em: https://covid19.recmap.org/recommendation/21c7f719-110e-4ca4-ac3f-590dad9c047e. Acesso em 05 de abril de 2021.


Sweetman S. Martindale: The Complete Drug Reference. London: The Royal Pharmaceutical Society of Great Britain. Electronic version, Truven Health Analytics, Greenwood Village, Colorado, USA. Disponível em: https://www.micromedexsolutions.com/home/dispatch. Acesso em 01 de abril de 2021.


Dúvidas sobre
medicamentos?

O CRIM UFRJ-Macaé responde suas dúvidas sobre medicamentos com informações de qualidade, éticas e referenciadas. Acesse no botão acima o link

para envio da pergunta. A resposta será encaminhada ao e-mail do solicitante 

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page