top of page

Ginkgo biloba

Por Larissa Oliveira


A Ginkgo biloba é uma espécie vegetal nativa da China. Esta árvore pode chegar a 40 metros de altura e viver por 4 mil anos, sendo considerada por Charles Darwin como um fóssil vivo. Mas, por que esta árvore vive tanto? Acredita-se que, pela sua capacidade de suportar insultos tóxicos e resistência a infecções. (Forlenza, 2003). Como fitoterápico, ela é obtida através do extrato da planta, e segundo a Farmacopeia Brasileira, indicada terapêuticamente para indivíduos que apresentam vertigem e zumbidos resultantes de distúrbios circulatórios, além de ser usada para prevenção de condições médicas relacionadas ao envelhecimento, como a memória e funções cognitivas correlatas. (Luo, 2001). Seus princípios ativos consistem em ginkgoflavonoides (derivados da quercetina, kaempferol e isoramnetina) e terpenolactonas (ginkgolídeos e bilobalídeos), que são os responsáveis pelo efeito terapêutico da planta, no caso da Ginkgo biloba, destacam-se os flavonoides e as terpenolactonas. A diferente combinação de princípios ativos presente no extrato promove um aumento do suprimento sanguíneo cerebral, pela vasodilatação e redução da viscosidade do sangue, além de reduzir a densidade de radicais livres de oxigênio nos tecidos nervosos (Birks et al., 2002). Sua propriedade de antiagregação plaquetária se deve pelo ginkgolídeo B, um tipo de terpenoide, que é antagonista do receptor do fator ativador de plaquetas (PAF), potencializando os parâmetros hemodinâmicos como o aumento do fluxo sanguíneo, por meio da diminuição da viscosidade sanguínea e da agregação eritrocitária (Luo, 2001). O medicamento fitoterápico reduz a progressão da demência provavelmente por reduzir a infiltração de neutrófilos e a peroxidação lipídica, aumentando o fluxo sanguíneo, antagonizando o PAF e modificando o metabolismo neuronal. (ANVISA, 2014)

O Tanakan e o Tebonin são medicamentos fitoterápicos feitos a partir do extrato seco EGb 761 de Ginkgo biloba, que consiste em uma extração realizada a partir das folhas secas com acetona e água, até que ocorra a evaporação da acetona, e posteriormente a eliminação das substâncias indesejáveis utilizando uma sequência de tratamentos. Eles contêm 22 - 27% de ginkgoflavonoides e 5 - 7% de terpenolactonas. Sua forma farmacêutica é o comprimido revestido de 80 mg ou 120 mg, além de também estar disponível na dosagem de 40 mg, no caso do tebonin. Esse medicamento, é indicado para distúrbios das funções do Sistema Nervoso Central (SNC): vertigens e zumbidos (tinidos) resultantes de distúrbios circulatórios, distúrbios circulatórios periféricos (claudicação intermitente) e insuficiência vascular cerebral (MILLS & BONES, 2000; 2005). Na fase de testes clínicos foram realizados 35 estudos, com 3541 participantes, e destes 33 estudos obtiveram efeitos positivos para: doença de Alzheimer, demência, zumbido, doença vascular periférica (claudicação intermitente), asma e depressão (BLUMENTHAL, 2003). Além disso, é importante salientar as interações medicamentosas de fitoterápicos feitos a partir de Ginkgo biloba com anticoagulantes, antiplaquetários, anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) e/ou agentes trombolíticos, pois sua associação aumenta o risco de hemorragias. Outrossim, ele pode diminuir a atividade de anticonvulsivantes e da insulina, aumentar os riscos de efeitos adversos da nifedipina, risperidona e papaverina, mudar o estado mental quando associado à buspirona, diminuir os níveis séricos de omeprazol, sedar excessivamente se utilizado com trazodona e aumentar o risco de hipertensão se associado aos diuréticos tiazídicos.

Desta forma, o fitoterápico apresenta uma eficácia comprovada para as doenças citadas, mas há risco se utilizado junto a outros medicamentos específicos, relatados acima, devido às interações medicamentosas. Portanto, faz-se necessária a sua utilização com indicação médica por apresentar contraindicações, como não ser utilizado por menores de 12 anos, gestantes, lactantes e pacientes com alergia a algum componente da fórmula, além de apresentar algumas precauções, como a suspensão pelo menos 3 dias antes de procedimentos cirúrgicos, e a verificação de medicamentos já utilizados pelo paciente, para que seja evitada a interação medicamentosa. Por fim, cabe salientar a importância de sua indicação terapêutica por um profissional prescritor, considerando a dosagem e o tempo de tratamento adequado a cada paciente. Este boletim é apenas um informativo sobre a Ginkgo biloba, não influencia a automedicação. Sempre procure um profissional da saúde para esclarecer suas dúvidas.


Referências:


ANVISA. Farmacopeia Brasileira. Memento Fitoterápico. 1ª edição. 2016. Disponível em: <https://crfmg.org.br/site/uploads/areaTecnica/20200916%5B100111%5DMemento_Fitoterapico_da_Farmacopeia_Brasileira_2016.pdf> Acesso em: 08 de jun. de 2022.


Forlenza, Orestes V.Ginkgo biloba e memória: mito ou realidade?. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo) [online]. 2003, v. 30, n. 6 [Acessado 10 Junho 2022] , pp. 218-220. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-60832003000600004>. Epub 28 Jun 2004. ISSN 1806-938X. https://doi.org/10.1590/S0101-60832003000600004.


LUO, Y. Ginkgo biloba neuroprotection: therapeutic implications in Alzheimer's disease. J Alzheimers Dis 3(4): 401-7, 2001.


BIRKS, J.; GRIMLEY, EV.; VAN DONGEN M. Ginkgo biloba for cognitive impairment and dementia (Cochrane Review). In: Cochrane Library (ISSN 1464-780X). Cochrane Database Syst Rev (4): CD003120, 2002.



Caieiro, D. M.; *Marcucci, M. C. Composição Química e Atividade Antioxidante de Formulações Comerciais contendo Ginkgo biloba L. UNIBAN. Revista Fitos. Vol.5 Nº03 Setembro 2010. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19183/2/6.pdf>. Acesso em: 29 de jun de 2022.


TANAKAN. Bula para os profissionais de saúde. Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=TANAKAN> Acesso em: 29 de jun de 2022.


TEBONIN. Bula para os profissionais de saúde. Herbarium. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=TEBONIN>. Acesso em 29 de jun. de 2022.


Dúvidas sobre
medicamentos?

O CRIM UFRJ-Macaé responde suas dúvidas sobre medicamentos com informações de qualidade, éticas e referenciadas. Acesse no botão acima o link

para envio da pergunta. A resposta será encaminhada ao e-mail do solicitante 

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page