Novo alerta para o uso de antibióticos da classe das fluorquinolonas
- CRIM UFRJ Macaé
- 14 de jun. de 2016
- 1 min de leitura
A agência norte-americana FDA (Food and Drug Administration) publicou recentemente um alerta para o uso de antibióticos da classe das fluorquinolonas, que inclui medicamentos como moxifloxacino , ciprofloxacino, gemifloxacino e levofloxacino.
Segundo o FDA, os efeitos adversos associados a estes medicamentos superam os benefícios de seu uso em pacientes com sinusite aguda, bronquite aguda e infecções não complicadas do trato urinário, condições nas quais há outras opções de tratamento.
Uma revisão dos dados de segurança indicou que o uso sistêmico de fluorquinolonas, tanto por via oral como injetável, está associado a efeitos adversos potencialmente graves. Estes podem envolver tendões, músculos, articulações, nervos e o sistema nervoso central.
Os pacientes devem entrar em contato imediatamente com o médico caso surjam reações como dores musculares, nas articulações e tendões; sensação de formigamento ou pontadas; confusão e alucinações.
Referência:
FDA. FDA advises restricting fluoroquinolone antibiotic use for certain uncomplicated infections; warns about disabling side effects that can occur together [Internet]. FDA. [citado 6 de setembro de 2016]. Recuperado de: http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm500143.htm
Posts recentes
Ver tudoA soja (Glycine max (L.) Merrill) tem como centro de origem o continente asiático, mais precisamente, a região correspondente à China...