top of page

Prevenção Primária de Cardiopatia Isquêmica: medidas não medicamentosas e medicamentosas


O 5º fascículo da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica” trata-se do tema “Prevenção Primária de Cardiopatia Isquêmica: medidas não medicamentosas e medicamentosas” e tem como objetivo fornecer aos profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) informações confiáveis e isentas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis.

O capítulo revisa as medidas medicamentosas e não medicamentosas indicadas para prevenção primária. Entre as medidas não medicamentosas estão a mudança de hábitos alimentares, inclusão de uma dieta saudável, rica em vegetais laticínios, hipossódica e enriquecida com óleo de oliva e grãos como nozes e castanhas, além da necessidade da abstenção do tabagismo.

Já entre as medidas medicamentosas estão incluídos os fármacos utilizados para o controle da hipertensão arterial, com destaque para diuréticos. As estatinas também possuem eficácia comprovada na prevenção de doenças cardiovasculares.


Dúvidas sobre
medicamentos?

O CRIM UFRJ-Macaé responde suas dúvidas sobre medicamentos com informações de qualidade, éticas e referenciadas. Acesse no botão acima o link

para envio da pergunta. A resposta será encaminhada ao e-mail do solicitante 

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page